Café Origem (Gramado/RS)

Olá meus queridos leitores. É um prazer apresentar para vocês uma publicação preparada por um convidado do nosso blog. Fabiano Castagna é amigo de longa data e durante uma viagem à Gramado (RS), conheceu uma cafeteria super bacana e resolveu compartilhar a experiência conosco. Boa leitura!

Beijo Ju

Caro leitor e leitora do Blog, permitam-me invadir o território das blogueiras mais cafeinadas do Brasil, mas é por uma boa causa. Na contramão do movimento migratório que ocorre todo Verão na direção de Floripa e suas praias, eu e minha esposa revisitamos Gramado entre o final de 2015 e início de 2016, sete anos depois da nossa lua-de-mel, para descansar, comer bem e fazer compras.

Na verdade, daria para fazer um livro com as possibilidades de Gramado e Canela, mas aqui no blog devemos ir direto ao ponto, que é o café. Esse singelo grão, moído com água quente para alegrar nossas vidas, ganhou tratamento dos mais nobres no Café Origem, no Centro de Gramado, idealizado pelo casal mineiro Ana Paula da Cunha Góes e Fernando Moraes num belíssimo e aconchegante ambiente.

Cafe-Origem-Gramado-Rio-Grande-do-Sul-decor

Cafe-Origem-Gramado-Rio-Grande-do-Sul-decor-externo

Fazendo um paralelo com meus gostos de nerd assumido, apenas a pré-estreia de Star Wars VII provocou emoção maior do que degustar os cafés, salgados e doces do Café Origem…é bastante provável que haveria mais paz na Galáxia – e menos capítulos da Saga Star Wars – se Jedis e Siths optassem pelos cafés e quitutes do Origem.

Bom, além do extremo cuidado na seleção dos melhores cafés (marca, procedência, graus de moagem e torra são descritos no menu), os variados métodos de extração, que conferem sabores e aromas dos mais encantadores, são um show a parte: além do tradicional expresso (curto, longo, duplo ou macchiato), há o Moka, o café por prensa francesa (bem forte), o coado na Hario 60 (intermediário), por sifão (!), cold brew e o que me chamou mais a atenção, o café coado na Chemex, um “aparato” onde se encaixa um filtro diferente, feito com papel mais espesso em forma de cone que, uma vez encaixado, forma uma parede tripla.

Cafe-Origem-Gramado-Rio-Grande-do-Sul-detalhe-hario

Ihh…acho que o tom está professoral demais…ossos do (meu) ofício! O importante: o café, nesse modo, é muito leve, de aspecto dourado (com os grãos certos), limpo (sem resíduos), pra ser saboreado preferencialmente numa temperatura amena. Bebi puro nos primeiros goles, como manda a tradição dos apreciadores, mas logo após não resisti e cometi uma heresia: misturei com leite integral levemente vaporizado.

Pensando melhor, não sou um herege, porque, penso, o café é um enorme espaço democrático. Permite inúmeros tipos de coagem, sabores e experiências pessoais. A minha, perdoem-me, sempre inclui o leite, acompanhado de um doce, de preferência!

Café Origem - Gramado

Falando em doces, comi um bolinho com massa de aipim – esqueci de perguntar o nome exato, gafe própria dos aventureiros de blogs, hehe – recheado com um creme à base de leite e coco, sensacional…belisquei também um bombom de chocolate meio amargo e páprica doce da minha esposa. E para quem controla as calorias, a torta integral é incrivelmente macia e gostosa!

Já me estendi demais. Embarquem no próximo avião, carro, moto, jegue ou Millennium Falcon (a última referência ao Star Wars, prometo) e voem até o Café Origem!

Café Origem
Rua Augusto Zatti nº 31, loja 08, próximo à Igreja Matriz São
Pedro Apóstolo.
Horário de funcionamento: diariamente, das 10 às 22h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA * Limite de tempo esgotado. Por favor, recarregue o CAPTCHA.